Empresas que investem em programas de segurança do trabalho e auxiliam emocionalmente os funcionários conquistam resultados positivos em segurança

De acordo com o Instituto Nacional de Previdência Social, no Brasil, o número de trabalhadores que se acidentam no desempenho das funções para as quais estão empregados ainda é alto. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde Ocupacional do Ministério do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, um trabalhador morre a cada 15 segundos em decorrência de acidente de trabalho ou de doença. Entre 2012 e 2020, 21.467 desses profissionais são brasileiros, uma relação de 6 mortes para cada 100 mil empregos oficiais no período.

“Como podemos fazer isso acontecer para todos que trabalham conosco? Como criar uma cultura de segurança em que as pessoas que trabalham sejam interdependentes, preocupadas não só com a sua própria segurança, mas também com a segurança de cada pessoa que compartilha o mesmo ambiente de trabalho, sejam funcionários, forasteiros ou mesmo convidados? ‘, Perguntou Guerreiro.

Segundo o especialista, a solução, além do cumprimento obrigatório de todas as normas de segurança, é basicamente conquistar o coração e a mente dos trabalhadores. Permita que os colaboradores, em todos os níveis da empresa, se sintam totalmente à vontade para levantar questões e preocupações aos seus superiores, garantindo que sejam ouvidos sem pré-julgamento e que a situação relatada seja resolvida. Marcelo lembra: “Os colaboradores devem sempre ver seus superiores como um centro de ajuda e até mesmo um amigo em quem possam confiar.”

 

Fonte: Terra

Leave A Reply