Por que prevenir e tratar a ansiedade no trabalho?

Infelizmente, algumas empresas ainda têm uma mentalidade desatualizada e ignoram o fato de que os transtornos mentais não afetam apenas os funcionários, mas o crescimento da organização como um todo. Não é apenas um problema para a pessoa que sofre da doença, mas um problema que interfere no equilíbrio financeiro e no desenvolvimento da empresa.

De acordo com o INSS, mais de 200 mil brasileiros foram desligados do mercado de trabalho em 2017 devido a transtornos mentais. Você já se perguntou o quanto as empresas estão perdendo com isso? Cerca de 207 bilhões de reais é o valor perdido pelas organizações devido a doenças psicológicas, faltas e baixa produtividade.

É por isso que prevenir e tratar a ansiedade no local de trabalho é responsabilidade de todos e deve ser considerado com muito cuidado.

Cada vez que um funcionário fica doente, sua motivação e produtividade podem ser reduzidas. Nos casos mais graves, a necessidade de afastamento temporário acaba levando à necessidade de substituição do profissional e, muitas vezes,

Portanto, é claro que ninguém ganha. Quanto mais cedo as empresas prestarem atenção às necessidades de um viés psicológico, melhor será para todos os envolvidos no crescimento da organização.

Como a empresa pode ajudar os funcionários?

Conforme mencionado anteriormente ao longo do artigo, a ansiedade no trabalho pode ter gatilhos internos e externos. Na maioria dos casos, é comum que o distúrbio seja desencadeado por problemas internos, como responsabilidades excessivas e metas inatingíveis.

Com isso em mente, é importante focar na construção de um ambiente de negócios mais saudável que valorize o bem-estar.

Criar uma cultura organizacional voltada para a saúde mental

A cultura organizacional diz respeito a todos os valores, objetivos, missão, crenças e até hábitos cultivados dentro da empresa. É uma espécie de guia que orienta como as pessoas devem atuar no dia a dia para que uma cultura comum seja fortalecida.

 

FONTE: Vittude

Leave A Reply