12/5 – Dia Internacional da Enfermagem: A Visão do Futuro da Saúde

O Dia Internacional da Enfermagem homenageia Florence Nightingale, nascida em 5 de dezembro de 1820. Como uma enfermeira pioneira no tratamento de soldados feridos, seu trabalho revolucionário e avançado naquela época teve um profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços médicos em todo o mundo. Gênero é considerado um marco importante na profissionalização da moderna indústria de enfermagem.

Os Estados membros das Nações Unidas decidiram por unanimidade designar 2021 como o Ano Internacional dos Funcionários de Saúde e Cuidados. A decisão da 73ª Assembleia Mundial da Saúde é um reconhecimento da dedicação e sacrifícios de milhões de especialistas na linha de frente para combater a pandemia Covid-19.

Portanto, a enfermagem, por ser a maior profissão da área médica, deve desempenhar um papel imprescindível no planejamento do futuro da saúde.

No Brasil, além do Dia da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, é realizada a Semana Brasileira de Enfermagem, instituída em meados da década de 1940, em homenagem a Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira nascida no Brasil. pronta para o exército brasileiro entrar na guerra do Paraguai como força auxiliar do corpo médico, considerada a primeira enfermeira voluntária do país.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3491-12-5-dia-internacional-da-enfermagem-uma-voz-para-liderar-uma-visao-para-o-futuro-dos-cuidados-de-saude

Leave A Reply